O último levantamento da Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta que fazer um seguro autose torna cada vez mais imprescindível. De acordo com a pesquisa, o roubo de veículos com algum tipo de seguro aumentou 7,1% em todo o território nacional. A informação se refere ao primeiro semestre de 2014 na comparação com o período do ano anterior.
Ao todo, foram 79.257 veículos roubados durante os seis primeiros meses do ano anterior. Por outro lado, houve crescimento do número de veículos com seguro auto, de 3,3%.
São Paulo foi o estado que apresentou o maior índice de roubos proporcional à frota segurada (1,5%). do levantamento. Em quatro regiões metropolitanas paulistas pesquisadas, o aumento em comparação ao índice anterior foi de 16,5%.
No que diz respeito a regiões metropolitanas, no Rio de Janeiro o índice de roubos cresceu 15,3%, seguido por Belo Horizonte (3,2%). A capital gaúcha, por sua vez, teve menos roubos registrados no período. O índice medido pela Susep em Porto Alegre apresentou queda de 1,3%.
Já o Distrito Federal viu seu índice quase duplicar ao registrar aumento de 44,4% em relação ao obtido no último levantamento.
Entre os veículos mais visados pelos criminosos, estão motos Honda de até 450 cilindradas e o Gol. No caso da moto, foram 5.232 unidades roubadas para uma frota de 356 mil. Já o modelo da Volkswagen registrou o maior número de roubos em números absolutos: 7.830 unidades no primeiro semestre de 2014.