Muitos trabalhadores da emergência retiram as próprias roupas assim que chegam em casa – alguns antes mesmo de entrar. Isso significa que você deveria se preocupar com a transmissão de SARS-CoV-2 (sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) por meio de roupas, toalhas e outros tecidos?

Embora os pesquisadores tenham descoberto que o vírus pode permanecer em algumas superfícies por até 72 horas, o estudo não incluiu tecidos. “Até o momento, as evidências sugerem que é mais difícil se contaminar com o vírus a partir de uma superfície macia (como o tecido) do que de superfícies rígidas tocadas com frequência, como botões de elevador ou maçanetas”, escreveu a Dra. Lisa Maragakis, médica e diretora sênior de prevenção de infecções no Johns Hopkins Health System.

Uma coisa os especialistas já sabem: No momento, a transmissão acontece principalmente por meio do contato próximo, não ao tocar superfícies ou tecidos. O melhor que você pode fazer para se proteger é ficar em casa. E, se você sair, mantenha o distanciamento social.

“Essa é uma arma muito poderosa”, disse o Dr. Robert Redfield, diretor dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, na National Public Radio. “Esse vírus não pode passar de uma pessoa a outra tão facilmente, é preciso estar próximo. Ele precisa que estejamos a menos de 1,80 metros.”

E, não se esqueça de usar um sanitizante para mãos quando sair, evitar tocar seu rosto e lavar as mãos quando chegar em casa.

Se ninguém em sua casa apresentar sintomas de Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019) e todos estiverem ficando em casa, os CDC recomendam uma rotina de limpeza, inclusive ao lavar roupas. Mesmo que você saia de casa e mantenha um bom distanciamento social – pelo menos 1,80 metros de distância de qualquer um que não more com você – você deverá ficar bem.

Mas, se você achar que ficou muito próximo de alguém por tempo demais ou se tossiram você, não há mal em trocar as roupas e lavá-las de imediato, especialmente se elas tiverem superfícies rígidas, como botões e zíperes, onde o vírus pode aderir. Lave as mãos novamente após colocar tudo na máquina de lavar. Use a secadora no máximo, pois o vírus não resiste a temperaturas superiores a 56 °C. Realize esses passos como um “excesso de cautela”: eles não são necessários, mas se te deixam mais tranquilo, podem valer a pena.

Quanto tempo os coronavírus* sobrevivem em superfícies?
Superfícies Exemplos Tempo (dias ou horas)
Metal Maçanetas, joias, talheres 5 dias
Vidro Copos, espelhos e janelas Até 5 dias
Cerâmica Pratos, canecas 5 dias
Papel Jornais, revistas Até 5 dias
Madeira Móveis, pisos 4 dias
Plásticos Garrafas de leite, assentos de ônibus, botões de elevador De 2 a 3 dias
Aço inoxidável Geladeiras, panelas, pias, garrafas de água De 2 a 3 dias
Papelão Caixas de encomendas 1 dia
Alumínio Latas de refrigerante, papel alumínio, garrafas de água De 2 a 8 horas
Cobre Moedas, chaleiras, utensílios de cozinha 4 horas
Alimentos/água Não parece se espalhar pelos alimentos, e não foi encontrado na água
 

O QUE VOCÊ PODE FAZER: Limpe todas as superfícies e objetos da casa diariamente com um desinfetante. Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água quente e sabão, especialmente após ir ao supermercado ou carregar pacotes.

*Os coronavírus são uma família de vírus que inclui o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Essa informação é apenas para referência e está mudando constantemente. Fontes:CDC e Food and Drugs Administration (FDA). Revisão médica: Dra. Brunilda Nazario, 24 de março de 2020.

Usando a lavanderia

Você tem máquina de lavar e de secar em casa? Você pode lavar a sua roupa. Mas, para aqueles que compartilham uma área comum para lavar roupa ou utilizam uma lavanderia, algumas precauções adicionais fazem sentido:

Se alguém estiver doente

As diretrizes mudam em caso de suspeita ou confirmação de infecção por SARS-CoV-2 de algum morador. Os CDC recomendam:

Fontes:
National Public Radio: “Coronavirus Pandemic Takes a Toll on ER Doctors’ Health and Families,” “CDC Director on Models for the Months to Come: ‘This Virus Is Going to Be With Us.’ “
The New England Journal of Medicine: “Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1.”
CDC: “Cleaning and Disinfection for Households.”
World Health Organization: “First data on stability and resistance of SARS coronavirus compiled by members of WHO laboratory network.”
The New York Times: “How Should I Do Laundry Now?”

Deixe uma resposta